SUBSÍDIOS
PARA PLANEJAR
Planejar atividades educacionais de cunho administrativo
e pedagógico constitui-se em desenvolver um conjunto de roteiros e de
referenciais objetivando dirigir, orientar e apoiar as decisões e ações das
unidades escolares e do fazer-saber nas praticas docentes no processo de ensino
e aprendizagem. Isso significa que o trabalho de planejamento da equipe
gestora, bem como na atuação docente devem assegurar e expor a escolha da
metodologia, estratégia, conteúdo e avaliação que irá acompanhar sistematicamente
o fazer pedagógico e as ações educacionais administrativas.
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Plano
Gestor - Em sua dimensão global implica em pensar o papel social
da escola enquanto instituição, sua estrutura e sua organização de
funcionamento no âmbito da sociedade na qual esta inserida, esse processo
envolve aspectos administrativo-jurídico e pedagógico na e para sua
operacionalização, ou seja, planos de ação e diretrizes de funcionamento.
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Projeto
Político Pedagógico - Em sua dimensão político pedagógica tem
por premissa a definição das condições para implementar as propostas
curriculares e seus procedimentos de gestão ou seja, acompanhamento, avaliação
e revisão. Tal procedimento envolve tempo, espaço, recursos, atividades
culturais, programas de capacitação e formação continuada de professores, bem
como projetos que envolvem as relações com as comunidades internas e extras
escolar. Para simplificar a compreensão,
trata-se de um conjunto de roteiros e referenciais determinados a implementar, dirigir,
apoiar e orientar as ações de caráter pedagógicos na unidade escolar – conjunto
de procedimentos e meios para operacionalizar o fazer pedagógico.
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Plano
de Ensino Institucional – Referenciado pelo currículo oficial da
rede de ensino deve ter uma abordagem interdisciplinar para articular conceitos
e procedimentos das áreas comuns de cada disciplina no desenvolvimento de
habilidades e competências envolvendo a leitura e a escrita em todas as áreas a
partir de praticas contextualizadas no cotidiano escolar.
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Plano de Ensino Docente – Organização do
currículo por área de conhecimento disciplinar para assegurar a realização e o
objetivo da matéria no processo de ensino e aprendizagem, de modo a articular,
conceitos, procedimentos, conteúdos e estratégias na atuação docente na sala de
aula com duração bimestral, semestral ou anual.
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Plano
de Aula – Dimensão didática pedagógica, para direcionar o fazer pedagógico
na sala de aula, proposição de tempo, espaço e situação de ensino, no
desenvolvimento da sequência didática, um roteiro para sistematizar o ensino em
uma unidade de tempo – aula.