MATERIAIS PARA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O que colocamos a disposição, como base referencial na proposta curricular do ensino médio, são conteúdos disciplinares e interdisciplinares (indicados por séries) relevantes para a organização curricular e para o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, ofertando a professores conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Assim sendo, trata-se de conteúdos para a orientação e organização da gestão da aprendizagem na sala de aula.
Os conteúdos didáticos propostos para situações de aprendizagem visam promover as competências leitoras e escritoras, bem como possibilitarem aos alunos estabelecerem nexos mediante paralelos e aproximação entre os fatos históricos e as questões contemporâneas.
Além disso, valorizar a pesquisa, o trabalho em grupos e momentos de diálogos ação-reflexão, apoiando os professores em suas praticas em sala de aula. Para avaliação da aprendizagem propõem-se problematizar os conteúdos estudados, construindo uma visão interpretativa e contextualizada do local ao global, vinculando-as com vivencias cotidianas.
PDF - Pré-história. Situação de aprendizagem 1
PDF - O Ser Humano Chega a America. Situação de aprendizagem 2
PDF - Renascimento. Situação de aprendizagem 1
PDF - Reforma Religiosa. Situação de aprendizagem 2
PROJETO SISTEMATIZAR OS ESTUDOS- ENSINO MÉDIO
PDF: AVALIAÇÃO DISPONIVEL
OS PRIMEIROS SERES HUMANOS:
O surgimento do ser humano é, antes de mais nada, um tema complexo e polêmico. No entanto, os grandes historiadores e pesquisadores tomam como ponto de partida e aceitam a hipótese de que nossos primeiros ancestrais tiveram origem na África, por volta de 7 milhões de anos atrás.
A EDUCAÇÃO DOS POVOS PRIMITIVOS
RESUMO
A história nos traz evidencias que educação ocorre desde os primórdios da humanidade, e desvela-se aos distinguirmos a atividade animal que é determinada por condições biológicas e caracterizada por reflexos instintivos, das atividades humanas conscientes (e mesmo inconscientes) que podem representar o mundo por meio do pensamento abstrato que torna-se capaz de construir um sistema de significados pela linguagem simbólica. Nesse sentido, vamos caminhar para além das influências inconscientes e instintivas na origem do homem que conserva evidentemente os traços do mundo animal, porem este ao separa-se deles começam a produzir as suas condições de existência instituindo uma cultura. Assim, nos preocupamos em estudar e analisar o processo educacional, o qual os povos primitivos enquanto seres biológicos-físicos e culturais foram constituindo ao longo da historia, ou seja, traçar um panorama geral que possibilita-nos a compreensão da educação sob a perspectiva histórica e a compreensão da educação como fenômeno historicamente situado como transmissão das heranças culturais dos grupos humanos. Em síntese, o que se propõe é apresentar uma analise da educação primitiva como um processo de adaptação da vida ao meio natural e aos grupos sociais a que os indivíduos pertenciam, nas eras da Pré-história humana, desde o surgimento dos primeiros Hominídeos, do Homo Sapiens Sapiens, até o aparecimento da escrita, em torno de 4.000 a.C. e o inicio das primeiras civilizações humanas nas quais já aparecem uma preocupação implícita e explicita de uma educação intencional para transmissão de conhecimentos e para a formação das novas gerações.
SOCIEDADE DO ANTIGO EGITO
Povos do antigo Egito - Mito e tradições. |
Constitui-se uma das mais duradouras e exuberantes sociedades no processo histórico, desenvolveu-se no continente africano ao longo das margens do rio Nilo. Desenvolveu inúmeros conhecimentos e saberes como instrumentos de transformações e de organização para a sobrevivência da sociedade. Conhecimentos como a matemática, a escrita, a medicina e técnicas de engenharia para suas construções colossais, dentre ultras formas de conhecimentos e organização de sua sociedade.