quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Gestão do Trabalho Pedagógico na Educação
  
Gestão pedagógica: Gestão da sala de aula
 
Gestão pedagógica esta perpassa a questões da ordem e da disciplina na sala de aula envolve vários outros aspectos importantes da operacionalidade desse ambiente, bem como da unidade escolar e do sistema educacional. Ou seja, como campo direcionado ao âmbito da prática educacional, estrutura-se como um lócus de diálogo entre teoria e prática, de forma a não dicotomizar o mundo da ação pedagógica e mundo da teoria da Educação. Para isso, é importante compreendermos alguns aspectos do processo educacional e do conceito de gestão de sala de aula. A ampliação do conceito de gestão de ensino implica compreender também o conceito e a dimensão da aprendizagem e da humanização do aluno enquanto sujeito. Nessa perspectiva, a gestão de sala aula consiste e desenvolve-se a partir de um conjunto de conhecimentos disciplinar (matéria e conteúdo) de regras institucionais, de valores morais e éticos, de princípios, de recursos didáticos, e principalmente da disposição do professor (necessária) para criar e manter um ambiente de clima favorável tanto ao ensino como à aprendizagem e socialização do sujeito educando.
Assim, na gestão pedagógica no tocante ao ensino pode-se destacar alguns aspectos e dimensões que são de fundamental importância para alcançar o objetivo do ensino. São: as tarefas e as atividades relativas à organização do professor, procedimentos de articulação e sequenciação de atividades. Nesse sentido, a gestão de sala de aula envolve outros elementos pensados extraclasses como: relação institucional, a relação político pedagógico (visão e posicionamento ideológico do professor), liderança e poder, planejamento, organização, aplicação (o uso e o fazer), controle do tempo, dos espaços, dos procedimentos, dos conteúdos, dos comportamentos e atitudes e das relações docentes com os pares. Portanto, há que se ter em mente que todo e qualquer processo de aprendizagem se baseia, primariamente na relação aluno-professor e na formulação de estratégias e de comunicação adequadas entre estes dois pólos, do diálogo cognitivo-método pedagógico, ou seja, as técnicas didáticas aplicadas nesse processo de interação na sala de aula.