sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SUBSÍDIOS PARA PLANEJAR


SUBSÍDIOS PARA PLANEJAR

 
Planejar atividades educacionais de cunho administrativo e pedagógico constitui-se em desenvolver um conjunto de roteiros e de referenciais objetivando dirigir, orientar e apoiar as decisões e ações das unidades escolares e do fazer-saber nas praticas docentes no processo de ensino e aprendizagem. Isso significa que o trabalho de planejamento da equipe gestora, bem como na atuação docente devem assegurar e expor a escolha da metodologia, estratégia, conteúdo e avaliação que irá acompanhar sistematicamente o fazer pedagógico e as ações educacionais administrativas.

 Esses são referenciais para trilhar um caminho, traçar rumos e implementar mudanças que se mostrarem necessárias no desenvolvimento das ações efetivas para alcance de metas e objetivos como resultados. O planejar como projeto institucional é uma modalidade que envolve ações coletivas que implicam nas definições de diretrizes para a organização e funcionamento da operacionalidade interna das instituições, condições que podem determinar eficiência e eficácia no processo de gestão escolar. Na perspectiva de atender finalidades operacionais, o ponto de partida para a elaboração e classificação de planejamento deve ter a seguinte ordenação:
 
·         Plano Gestor - Em sua dimensão global implica em pensar o papel social da escola enquanto instituição, sua estrutura e sua organização de funcionamento no âmbito da sociedade na qual esta inserida, esse processo envolve aspectos administrativo-jurídico e pedagógico na e para sua operacionalização, ou seja, planos de ação e diretrizes de funcionamento.  

·         Projeto Político Pedagógico - Em sua dimensão político pedagógica tem por premissa a definição das condições para implementar as propostas curriculares e seus procedimentos de gestão ou seja, acompanhamento, avaliação e revisão. Tal procedimento envolve tempo, espaço, recursos, atividades culturais, programas de capacitação e formação continuada de professores, bem como projetos que envolvem as relações com as comunidades internas e extras escolar.  Para simplificar a compreensão, trata-se de um conjunto de roteiros e referenciais determinados a implementar, dirigir, apoiar e orientar as ações de caráter pedagógicos na unidade escolar – conjunto de procedimentos e meios para operacionalizar o fazer pedagógico.

·         Plano de Ensino Institucional – Referenciado pelo currículo oficial da rede de ensino deve ter uma abordagem interdisciplinar para articular conceitos e procedimentos das áreas comuns de cada disciplina no desenvolvimento de habilidades e competências envolvendo a leitura e a escrita em todas as áreas a partir de praticas contextualizadas no cotidiano escolar.

·          Plano de Ensino Docente – Organização do currículo por área de conhecimento disciplinar para assegurar a realização e o objetivo da matéria no processo de ensino e aprendizagem, de modo a articular, conceitos, procedimentos, conteúdos e estratégias na atuação docente na sala de aula com duração bimestral, semestral ou anual.
 
·         Plano de Aula – Dimensão didática pedagógica, para direcionar o fazer pedagógico na sala de aula, proposição de tempo, espaço e situação de ensino, no desenvolvimento da sequência didática, um roteiro para sistematizar o ensino em uma unidade de tempo – aula.