quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Plano de ensino



PLANEJAMENTO



O planejamento de ensino é um processo que envolve à atuação do educador, estratégias meios e recursos para obter êxito na relação ensino-aprendizagem e alcançar o proposto objetivo.
 
" é um processo de contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro, em função de objetivos políticos, sociais e administrativos claramente definidos. Envolve tomada de decisões e avaliação de cada decisão inter-relacionada. Planeja-se quando se acredita que, a menos que se faça alguma coisa, um estado futuro desejado não ocorrerá e que, se as atitudes apropriadas forem tomadas, aumenta-se a probabilidade de resultado favorável. Os princípios que caracterizam o processo de planejamento são inerência, globalidade, viabilidade, pertinência (..).Planejamento instrumento de mobilização.."
(SME, 1992:9).
  
O planejamento como estratégia de ação, visa uma aprendizagem significativa, interativa, onde o docente constrói-se e constrói seus conhecimentos na relação do sujeito com seu objeto de conhecimento. Diante disso, o planejamento de ensino constitui-se como instrumento necessário para direcionar e guiar o docente no transcorrer do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, no desenvolvimento das diversas atividades propostas para a efetivação de suas praticas pedagógicas.